Fábio Amador Bueno

Aos 54 anos, Fábio Bueno é o editor mais representativo no mercado brasileiro de artes marciais. Em 25 anos de carreira, soma mais de 2 milhões de exemplares distribuídos entre livros e revistas. Apesar dos números impressionantes, mantém a simplicidade e a essência. Nascido em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, iniciou a carreira editorial nos anos 90, quando o meio marcial estava atrelado ao estigma de violência.

Nesse período, já existiam revistas nas bancas brasileiras sobre o setor, como Combat Sport, Kiai e Top Fight;

Contudo, ainda não produzia publicações com esse foco. No estúdio em que atuava em São Paulo, os temas centrais das revistas eram ecoturismo, informática, pesca esportiva e etc.

No final dos anos 1990, seu então editor-chefe, Fábio Kataoka, faixa preta de Karate, identificou a ausência de títulos dedicados às artes marciais nas bancas e pelo fato de Bueno ter afinidade com o tema e por ter praticado Full Contact e Taekwondo, lhe confiou a missão de criar uma revista. Nascia assim, em 1998, a Inside Kumite, pela editora Millennium, com 30 mil exemplares, distribuídos bimestralmente em todo o Brasil.

O título só permaneceu na ativa durante um ano e teve seis edições. Posteriormente, Kataoka e Bueno lançaram uma nova revista, desta vez, por outra editora, totalmente reestruturada e com ênfase nas artes marciais tradicionais. Foi a vez da Fighter Magazine invadir o cenário impresso. A revista fez um grande sucesso e durou mais de seis anos e 21 edições, todas com 30 mil exemplares.

Com a Fighter, o editor ganhou notoriedade e o respeito de professores e mestres. Logo em seguida, produziu a Shaolin Gong Fu, Coleção Defesa Pessoal e Coleção Artes Marciais, lançada pela Editora Online no Brasil e na Europa. Esta série fez tanto sucesso que se esgotou rapidamente, a ponto de ter sido reimpressa e redistribuída.

Em meados de 2000, como colaborador da Escala, fez vários livros. Em 2009, após tantos anos atuando em São Paulo para editoras de âmbito nacional, identificou que havia chegado o momento de abrir seu próprio escritório. A decisão teve o apoio da esposa, Elaine Ferreira, que havia acabado de deixar a gerência de um banco e assumiu a sociedade da empresa.

Bueno Editora

A Bueno Editora foi fundada em Santos, no Litoral Sul de São Paulo, com o objetivo de ser referência na produção de livros e revistas de artes marciais no Brasil, e em serviços de design, assessoria de marketing e imprensa.

Revista Master

A Master, uma das primeiras apostas, se conceituou como a única revista no Brasil que aborda as principais modalidades. Suas capas já foram estreladas por Lyoto Machida, Minotauro e Vitor Belfort (MMA), Victor Penalber e Rosicleia Campos (Judô), Natália Falavigna e Fábio Goulart (Taekwondo), Tainara Lisboa (Muay Thai), Popó (Boxe) entre outros.

Livro Grandes Mestres das Artes Marciais do Brasil

Ainda em 2009, o diretor da Bueno Editora ousou ao colocar à venda um livro inédito de biografias sobre artistas marciais, o Grandes Mestres das Artes Marciais do Brasil. “O grão-mestre Carlos Silva me mostrou um livro de grandes mestres, feito nos Estados Unidos, e sugeriu que eu produzisse uma obra semelhante por aqui. Tive que reformular todo o modelo para adaptar à nossa realidade”, conta.

Hoje, a obra é referência nacional e já foi enviada para mais de 20 países por intermédio de seus participantes.

Ao longo de tantos anos, destacou mais de mil biografias e conquistou o prestígio de mestres nacionais e internacionais, como Chuck Norris, Bill Wallace e Joe Corley.

Em 2020, o autor abordará a edição Américas, repetindo o sucesso do ano anterior. O volume será produzido em três idiomas: português, inglês e espanhol, e trará biografias de educadores do Brasil e de outros países do continente americano.

Conquistas

Fábio Bueno também produziu as revistas Expedição Eco Turismo, Roteiro do Pescador, Octagon Magazine e Almanaque Brasileiro de Tatuagem, em parceria com outras editoras. Por todo o seu comprometimento profissional, recebeu condecorações importantes, como as Medalhas MMDC, outorgada pela Sociedade Veteranos de 32, Comenda do Karate Goju-ryu e Mérito Esportivo de Jiu Jitsu, e os títulos, Dr. Honoris Causa pela Faculdade Einstein (FACEI) e Erich Fromm University (EUA) e PhD da World Federation Street Self Defense (Irã). É ainda grão-mestre pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA), 4º dan honorífico em Taekwondo Marcial (outorgado pelo mestre Woo Jae Lee), Cavaleiro Templário - Ordo Templum Domini - SMOTH MJC POCAC (Honoris Causa), presidente de honra da Confederação Brasileira de Taekwondo Marcial e diretor de Kickboxing da ISKA/Word Wide no Brasil. Há pouco tempo esteve entre os participantes brasileiros indicados para as obras Who’s Really Who in the Martial Arts (Quem é Realmente Quem nas Artes Marciais) e Martial Arts: Masters & Pioneers (Artes Marciais: Mestres e Pioneiros), consideradas as mais importantes da área nos EUA.

Exército Brasileiro

Como oficial do Exército Brasileiro da Arma de Infantaria, formou-se 2º Tenente pelo Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva de São Vicente, em 1985.