Divulgue esta biografia



Henrique Cardoso

Quando se tornou um praticante aos sete anos, Henrique Cardoso não fazia ideia de que construiria uma longa e sólida carreira nas artes marciais.
 
Iniciou em 1976 no Karate, e em 1983, treinou Kung Fu sob a tutela do Mestre Chu Siu Fai (Wing Chun, Tong Long e Sandah), de quem veio posteriormente a se tornar discípulo direto e a quem acompanhou até 2013, quando este veio a falecer. A partir de então, passou a ser supervisionado por Lee Kuen (Tai Chi Chen).
 
Recebeu o título de Mestre diretamente das mãos de Me Chu em 2005. Além do Kung Fu e do Karate (ASKABA) fazem parte de sua formação marcial o Taekwondo (Ass. Baiana), Hapkido (Kuk Sool Won), Judô, Ninjutsu (Japan Ninjutsu Federation), Budo Taijutsu (Bujinkan) e o Boxe (Esporte Clube Bahia).
O interesse pelas artes, em particular, pelo Kung Fu, direcionou os estudos para além da marcialidade. Nesse sentido, entrou no campo da função terapêutica.
 
Naturalmente, se aprofundou no conhecimento milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), adicionando habilidades técnicas marciais do controle da respiração (Qi Gong), torções e pontos de pressão (Kam-Nah / Qin-Na), e métodos terapêuticos da massoterapia, acupuntura, dietoterapia, fitoterapia, entre outras, permanecendo assim em formação continuada com o Mestre Ma To Chi, do Centro Cultural Brasil China.
 
Estes conhecimentos se mostram complementares e importantes para o entendimento da cultura chinesa e aprimoramento.
 
Henrique Cardoso ministra aulas de Kung Fu Tradicional e Taichi Chen, promove cursos de formação e aperfeiçoamento em Defesa Pessoal para profissionais de segurança pública e privada, e desenvolve atividades relacionadas às terapias da MTC.
 
É especializado em técnicas de luta chinesas, presidente da Associação Atlética Jing Wu e está filiado à CBTTC, Chin Woo Brasil e à Tai Chi Chen do Brasil.